A construtora sueca Candela teve um ano agitado, apresentando o que afirma ser a lancha totalmente elétrica mais rápida do mundo em março, antes de lançar um inteligente “barco voador” hidrofólio chamado C-7 em junho.
+ Vídeo: Primeiro navio voador elétrico do mundo começará a navegar em 2024 e “revolucionará as viagens rápidas”
+ Virgínia Fonseca celebra terceiro mês de vida da filha: “Um amor que dói”
A empresa agora aplicou sua experiência em engenharia náutica de baixo arrasto para uma versão maior e melhor apelidada de C-8, que afirma ter o maior alcance de qualquer barco elétrico na história.
O C-7 da Candela representa uma solução interessante para o alcance limitado que restringe o avnaço dos barcos elétricos, que não conseguem vencer o arrasto da água tão bem quanto os movidos a gasolina. Hidrofólios que levantam grande parte do casco para fora da água para reduzir o arrasto podem ajudar a resolver esse problema, e o C-7 foi uma interpretação inteligente desse tipo de funcionalidade.
Um par de lâminas levanta o barco e sai da água para reduzir o arrasto em até 80 por cento, permitindo que ele opere em silêncio enquanto atinge uma velocidade máxima de 30 nós (56 km / h), o tempo todo criando uma pequena esteira de apenas 5 cm. Isso proporciona à embarcação um alcance de 50 milhas náuticas (93 km) com sua sua bateria de 40 kWh, que a Candela diz ter cerca de três vezes a autonomia que outros barcos elétricos no mercado atual.
O recém-introduzido C-8 aumenta essa faixa para além de 50 milhas náuticas a partir de um pacote de bateria de 44 kWh um pouco maior, ajudado por uma versão nova e aprimorada da tecnologia de hidrofólio e um trem de força recém-desenvolvido com um motor de 55 kW em seu coração.
A Candela diz que isso lhe dá o maior alcance de qualquer barco elétrico na história, embora o Sarvo 37 em desenvolvimento , com um alcance declarado de 100 milhas náuticas, possa mudar isso quando chegar ao mercado.